Crise dos contêineres: entenda o motivo do aumento do frete marítimo
Quem trabalha exportando ou importando algum tipo de produto através de contêineres têm percebido que houve diminuição deles nos portos, além disso sentiu um forte aumento dos fretes marítimos aliado a falta de espaços nos contêineres.
Muitos setores têm colocado a culpa nos transportadores marítimos e os acusando de aproveitadores, pois imaginam que os armadores subiram o frete para compensar o que deixaram de faturar no primeiro semestre.
Será que é isso mesmo?!
Se você deseja saber mais sobre esse assunto, continue a leitura do artigo. Nele, vamos te mostrar o que realmente aconteceu para que desencadeasse essa crise dos contêineres.
Qual é o verdadeiro motivo da crise dos contêineres?
Não resta dúvida que a pandemia do Covid-19 é o que está causando essa “crise dos contêineres”, todavia o motivo não é tão simples como dito mais acima, no artigo.
A verdadeira razão dessa crise é que no auge da pandemia houve queda brusca nas compras e vendas de produtos do mundo inteiro, e com isso houve diminuição da movimentação de contêineres.
Por outro lado, muitas empresas deixaram contêineres parados nos portos, seja porque estavam fechadas e não tinham como receber, ou então, porque simplesmente não possuíam recursos financeiros para pagar impostos e nacionalizar.
Atual cenário do setor de contêineres
Com o avanço das vacinas, a economia mundial está reaquecendo, porém, os problemas logísticos começaram a vir à tona e se acumularam.
A partir de julho as atividades econômicas aumentaram progressivamente. A China foi a primeira afetada, mas conseguiu controlar e retornar a recuperação econômica antes dos outros países. Resultando em uma retomada assimétrica das atividades econômicas globais. Principalmente após setembro, quando historicamente a China começa a enviar para os Estados Unidos e a Europa produtos para as vendas de Natal.
Ocorre que com uma mão de obra reduzida no setor portuário e no setor de Transporte Rodoviário os contêineres têm demorado para sair do porto, bem como, para retornar ao porto vazio. Todavia, na RM Cargo essa atividade segue normalmente o seu curso. Não trazendo prejuízos para o seu cliente.
Em alguns países, o tempo para devolução dos contêineres aumentou entre 4/6 dias. Diversos portos têm sofrido com congestionamento devido a lentidão na movimentação de contêineres. Várias nações estão com suas logísticas afetadas e com capacidade reduzida.
Por outro lado, com o número restringido de navios em navegação, os armadores não conseguiram coletar contêineres vazios para fazerem reposicionamento de forma a acompanhar a crescente demanda.
Aqui no Brasil, um dos setores que têm sofrido o impacto dessa crise, é o agronegócio, quadro que tende a se agravar com o cenário internacional, com o qual está diretamente associado. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no mês de setembro, 40% das cargas de carne suína e de frango estavam paradas nos portos. O tempo entre partida e chegada das cargas, segundo a entidade, tem sido o dobro do normal. Para a Ásia, por exemplo, os produtos brasileiros têm encarado 80 dias de viagens para chegar ao destino. Às vezes um contêiner chega a ficar 25 dias no porto do país comprador.
Já de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafe), o setor deixou de exportar mais de US$ 500 milhões, ou 3,5 milhões de sacas, nos últimos meses por falta de contêineres.
Sobre a RM Cargo
A RM Cargo está preparada e equipada para efetuar a logística completa de contêineres em sua totalidade fornecendo segurança e eficiência em todo o percurso.
Em 2013, na cidade de Guarulhos-SP, no acesso a uma das mais movimentadas rodovias do Brasil, a Rodovia Presidente Dutra, surgia um propósito: Ser uma Transportadora reconhecida no mercado nacional.
Com vasta experiência na logística tem se tornado referência em Transportes de Containers e Grãos pelo Brasil.
Contato:
Rua Epitácio Pessoa, 71 – Cubatão – SP
Tel: (11) 4040 6920
E-mail: comercial@rmcargo.com.br
Até a próxima!